quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Roberto Asfora celebra ao lado da Governadora Raquel Lyra assinatura da ordem de serviço para início das obras da PE-145


A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou nesta quarta-feira (27) a ordem de serviço para dar início às obras da PE–145, rodovia que liga Brejo da Madre de Deus ao município de Jataúba. A solenidade aconteceu na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, durante a realização do evento “Ouvir para Mudar”.



O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, esteve no evento celebrando esse momento tão importante para o município. “Eu, como prefeito do Brejo da Madre de Deus, e embaixador dessa obra, agradeço à governadora por trabalhar incansavelmente pelo nosso Estado e pelo nosso município”, destacou. 


A requalificação da PE-145 é uma demanda antiga da população e representa um marco para o desenvolvimento da região, garantindo mais segurança, mobilidade e integração entre os municípios do Agreste. A obra também terá impacto direto na economia local.


Com o início da intervenção, a gestão municipal em parceria com a gestão estadual reafirma o compromisso de ouvir as demandas da população e atender às necessidades mais urgentes da população.


Assessoria de Imprensa

Roberto Asfora – Prefeito do Brejo da Madre de Deus

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Copa São Domingos de Futsal chega a SemiFinal

 


Brejo da Madre de Deus segue no mapa nacional e tem Conselho Municipal de Turismo reconhecido pelo Ministério do Turismo


O Conselho Municipal de Turismo do Brejo da Madre de Deus foi oficialmente reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo. O reconhecimento foi registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro e tem validade até 15 de agosto de 2026.


O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, também certifica que o município do Brejo da Madre de Deus/PE integra o Mapa do Turismo Brasileiro, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo.


A certificação representa mais um avanço para o fortalecimento do setor turístico no município, consolidando Brejo da Madre de Deus como destino estratégico no cenário estadual e nacional. O reconhecimento é fundamental para ampliar o acesso a políticas públicas, investimentos e programas voltados ao desenvolvimento do turismo sustentável e à valorização da cultura e das potencialidades locais.


O documento foi assinado pelo Ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, e pela Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, no último dia 15 de agosto de 2025.


Secretaria de Comunicação

Prefeitura do Brejo da Madre de Deus

Programação do 1º Encontro Pernambucano do ICLEI em Brejo da Madre de Deus encerra com visitas técnicas


Entre os dias 12 e 14 de agosto, o município de Brejo da Madre de Deus sediou o 1º Encontro Pernambucano do ICLEI — uma realização do ICLEI Brasil e da Prefeitura Municipal, em conjunto com o processo Town Hall COP30.



Com o tema “Biodiversidade e Economia Circular”, o encontro teve como objetivo destacar o papel dos governos subnacionais brasileiros na agenda de meio ambiente, fortalecendo o federalismo climático. Ao longo da programação, foram debatidos temas como economia circular, turismo sustentável e caminhos para a implementação de agendas locais e globais voltadas à preservação ambiental.


O evento contou com a presença de autoridades e especialistas, entre eles Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul; Frances Andrade, representante do Comitê de Juventudes do ICLEI América do Sul; Marcelo Gouveia, presidente da AMUPE; Roberto Asfora, prefeito de Brejo da Madre de Deus; e Kaio Maniçoba, Secretário de Turismo de Pernambuco.


Durante os três dias, houve palestras, mesas de debate e momentos de troca de experiências entre gestores e técnicos, fortalecendo a cooperação entre municípios e reforçando a importância de políticas públicas sustentáveis.


A programação foi encerrada nesta quinta-feira (14) com visitas técnicas a pontos estratégicos do município. Os participantes conheceram áreas de plantio de morango, um dos principais produtos da agricultura local; a Reserva da Mata do Bitury, e o Teatro de Nova Jerusalém, maior teatro ao ar livre do mundo.


O 1º Encontro Pernambucano do ICLEI reforçou o protagonismo do município nas pautas de sustentabilidade e desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental, posicionando o município como referência na articulação de ações que unem cultura, turismo e meio ambiente.


Secretaria de Comunicação

Prefeitura do Brejo da Madre de Deus

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Brejo da Madre de Deus sedia 1º Encontro Pernambucano do ICLEI Brasil com oficina sobre financiamento e ações climáticas

Começou ontem, no Teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, o 1º Encontro Pernambucano do ICLEI Brasil – Governos Locais pela Sustentabilidade. O município do Agreste pernambucano recebe, até amanhã (14), lideranças locais, estaduais e nacionais para debater biodiversidade, economia circular e estratégias de preparação dos territórios para a COP30, que será realizada em 2025, em Belém (PA).


A primeira atividade da programação foi a oficina “Conectando Soluções: Financiamento e Ação Local pelo Clima”, promovida em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Governo de Pernambuco. A proposta foi aproximar gestores municipais e parceiros estratégicos de oportunidades de financiamento e cooperação técnica para projetos de adaptação e mitigação às mudanças climáticas.


A abertura oficial contou com o prefeito Roberto Asfora, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e o secretário de Turismo de Pernambuco, Kaio Maniçoba, que representou a governadora Raquel Lyra, além dos prefeitos Ruben Lima (Panelas), Sérgio Colin (Toritama) e Gilvandro Estrela (Belo Jardim).


O evento segue com palestras, painéis, oficinas e visitas técnicas, integrando a iniciativa global Town Hall COP30 e fortalecendo a cooperação entre municípios na construção de soluções sustentáveis.


Secretaria de Comunicação

Prefeitura do Brejo da Madre de Deus

Criador e apresentador do Flow Podcast, Igor Coelho é presença confirmada no Rolê REC’n’Play em Caruaru

Uma das principais personalidades do cenário digital brasileiro estará na capital do Agreste para um bate-papo especial durante a programação do festival; inscrições são gratuitas e já estão abertas. 



Ícone das plataformas digitais, símbolo de popularidade no cenário nacional e voz de um canal com mais de 5 milhões de inscritos no YouTube, Igor Coelho, criador e apresentador do Flow Podcast e um dos fundadores dos Estúdios Flow, é presença confirmada no Rolê REC’n’Play, que acontece em Caruaru nos dias 28, 29 e 30 de agosto. Reconhecido por sua habilidade em abordar temas diversos de forma descontraída e transformar conversas em experiências autênticas, Igor participará de um bate-papo sobre comunicação digital, internet e conexões genuínas no universo da inovação.


O Flow Podcast reúne 5,9 milhões de inscritos no YouTube e se consolida como um dos maiores públicos da modalidade no Brasil. Com entrevistas que recebem influenciadores, artistas, personalidades da mídia e políticos, o programa se destaca por unir entretenimento e informação, promovendo discussões relevantes a partir de múltiplos pontos de vista.


Com o tema “O Futuro Nos Conecta” e mais de 150 horas de programação, o Rolê REC’n’Play reforça seu compromisso de gerar conexões inspiradoras ao trazer Igor Coelho como uma das principais atrações do evento. O festival contará com debates sobre comunicação, tecnologia, empreendedorismo e inovação, além de marcar um novo capítulo para o futuro da cidade com a inauguração da nova sede do Armazém da Criatividade – Porto Digital Caruaru, instalada no prédio histórico da antiga Fábrica Caroá.


Conhecido como o “Carnaval do Conhecimento”, o REC’n’Play é o maior festival tecnológico e criativo do calendário pernambucano. Em Caruaru, é realizado pela Ampla e pelo Porto Digital, e chega à capital do Agreste com um investimento de R$1,5 milhão e patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, representando um novo ecossistema de ciência, cultura e oportunidades. Com uma programação que une entretenimento, cultura e inovação, o Rolê REC’n’Play é uma oportunidade gratuita e aberta para que todos tenham acesso ao conhecimento tecnológico e criativo. 


As inscrições podem ser feitas pelo site http://role.recnplay.pe. A inscrição é única e válida para todos os dias do evento, mas a participação em cada atividade dependerá da lotação dos espaços, respeitando a ordem de chegada.


O REC’N’PLAY

Idealizado pelo Porto Digital e pela Ampla Comunicação, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.


SERVIÇO

Rolê REC’n’Play Caruaru

Quando: 28, 29 e 30 de agosto

Onde: Porto Digital Caruaru (Armazém da Criatividade)

Endereço: R. Jorn. Aníbal Fernandes, Centro, Caruaru – PE


Mais informações, programação e inscrições: 

http://role.recnplay.pe 



Contatos para a imprensa:


Voz Comunicação

Raquel Lafayette - raquel@vozcom.com.br | (81) 99121-2187

Nathália Ferraz - nathalia@vozcom.com.br | (81) 99823-4170

André Ráguine - andreraguine@hotmail.com | (81) 99498-1874

sábado, 2 de agosto de 2025

Comunicado: Atenção feirantes e moradores do distrito de São Domingos


 

A Uvinha de Petrolina: Ex-prefeito é acusado de receber R$ 486 mil para construção no Agreste e só entregar 3% da obra

 


O ex-prefeito Edson Vieira (UB), que atualmente é deputado estadual, responde na Justiça após receber mais de R$ 486 mil para construir um centro de artesanato e executar apenas 3,67% da obra em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.


Segundo a ação, proposta pelo próprio município e que alega aplicação irregular de verbas públicas, o ex-prefeito firmou contrato com a União, por intermédio da Caixa Econômica Federal, em dezembro de 2015, para construção do Centro Municipal de Comercialização de Produtos Artesanais. Ao todo, o órgão repassou a quantia de R$ 486.527,56. A previsão para concluir a construção era de três meses.

Só 3,67% da obra, no entanto, ficaram prontos. Na petição inicial, o município diz ter solicitado elaboração de parecer técnico após o encerramento da gestão Edson Vieira, encerrada em 2021. A fiscalização, realizada em 11 de maio daquele ano, encontrou a obra paralisada mesmo após já terem decorridos 41 meses de seu início.

"Decorridos todos os prazos previstos em contrato e em aditivos a gestão atual optou pela decisão de realizar este parecer com a finalidade de orientar os demais setores e em especial a Secretaria de Planejamento e o setor jurídico, para a tomada de decisão futura com relação ao quer fazer para a continuidade das obras", diz trecho do relatório. "Inclusive pode-se observar a falta de cuidado na execução destes serviços e qualidade duvidosa dos materiais empregados".

"Importante asseverar que o atual prefeito, nada recebeu na sua gestão referente aos valores acima mencionados, tendo os recursos federais ingressado nos cofres públicos municipais durante a gestão do promovido, motivos pelos quais se promove a ação em evidência", justifica o município na ação que pede indisponibilidade de bens do ex-gestor.

Em nota enviada no sábado (2), a assessoria do deputado declarou que o processo, de forma equivocada, tenta imputar responsabilidade a ele por uma obra que não teve continuidade por decisão exclusiva da gestão municipal iniciada em 2021.

"À época, a prefeitura optou por não dar seguimento ao convênio firmado com a União, via Caixa Econômica Federal, promovendo a devolução integral dos recursos", diz.

"No caso específico do Centro de Artesanato, é preciso destacar que a contratação da empresa executora da obra seguiu os trâmites legais, cabendo à mesma a responsabilidade técnica pela execução do projeto", acrescenta. Segundo o posicionamento, a tentativa de imputar dolo será enfrentada no curso do processo.

Edson Vieira foi eleito prefeito de Santa Cruz do Capibaribe em 2012 e reeleito em 2016. No pleito de 2022 para deputado estadual teve 32.986 votos. 

Condenação

Também neste mês, o deputado foi condenado por improbidade administrativa no exercício de seu mandado como prefeito. A ação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acusou o parlamentar de utilização indevida de recursos públicos e da estrutura estatal para promoção pessoal durante a inauguração de uma base da Guarda Municipal em 2020.

Ele deverá pagar multa individual no valor correspondente a 24 vezes o último subsídio mensal recebido à época dos fatos. A sentença também proibiu Vieira de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios por quatro anos.

Na ocasião, a assessoria jurídica do deputado declarou que a sentença era um equívoco e que entraria com recurso no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Do Diário de Pernambuco 

Caruaru se prepara para receber a primeira edição do Rolê REC’n’Play; inscrições estão abertas


Com o tema “O Futuro Nos Conecta”, versão especial do maior festival de inovação e criatividade do Brasil acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, com mais de 100 atividades totalmente gratuitas


Entre os dias 28 e 30 de agosto, Caruaru será palco da primeira edição no Agreste do REC’n’Play, evento consagrado no calendário da capital pernambucana. O festival ganha uma edição especial chamada Rolê REC’n’Play, que traz como tema central: “O Futuro Nos Conecta”. As inscrições são gratuitas e já estão abertas por meio do link http://role.recnplay.pe.


Realizado pela Ampla e pelo Porto Digital, com patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, o evento marcará a inauguração da nova sede do Porto Digital Caruaru, localizada no Armazém da Criatividade — antigo prédio da Fábrica Caroá.


Dando início a uma nova fase do Porto Digital no Agreste pernambucano, o Rolê REC’n’Play é uma extensão do festival REC’n’Play, que chega à sua sétima edição na capital pernambucana no mês de outubro. Mantendo a mesma essência, essa nova versão, agora em Caruaru, apresenta uma programação diversificada que une tecnologia, cultura local e experiências interativas.


“O Rolê REC’n’Play em Caruaru é mais do que um festival: é um marco para o fortalecimento da inovação no interior de Pernambuco. Como caruaruense, é muito significativo ver minha cidade receber um evento desse porte, que conecta tecnologia, educação e cultura à nossa realidade local. Essa é a prova de que as políticas públicas de interiorização geram resultados concretos: descentralizam oportunidades, impulsionam a economia regional e colocam o Agreste no mapa nacional da inovação”, afirma Mauricélia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.


As ativações serão organizadas em quatro trilhas principais: Cidades e Sociedade, Tech, Negócios e Economia Criativa. Serão mais de 100 atividades gratuitas, distribuídas em mais de 150 horas de programação, com experiências imersivas, oficinas, palestras, debates, atrações culturais e ativações tecnológicas para todos os públicos. O festival também contará com espaços temáticos, como a Arena Gamer, a Arena de Robôs e atividades voltadas ao público infantil, promovendo a integração entre tecnologia, educação e criatividade desde cedo.


“A essência do REC’n’Play é promover encontros e conexões, incentivar o empreendedorismo nas áreas de inovação digital e criatividade, além de aproximar as pessoas dos movimentos e transformações da cidade. O festival impulsiona o surgimento de novos negócios, estimula a troca de experiências e amplia repertórios, criando um ambiente propício para que pessoas de diferentes origens e perfis possam refletir e cocriar soluções para a sociedade”, destaca Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.


Mais do que uma celebração, o Rolê REC’n’Play é um festival colaborativo, plural e acessível, com oficinas, palestras, atrações culturais, praça de alimentação e múltiplos espaços de conteúdo simultâneos ao longo do dia. Um verdadeiro “Carnaval do Conhecimento” que dialoga com a identidade de Caruaru e aposta na força do interior como motor da inovação brasileira.


“O Rolê REC’n’Play, em Caruaru, consolida o Agreste de Pernambuco como um polo cada vez mais estratégico dentro do ecossistema de inovação do estado. A iniciativa amplia o alcance do festival — já reconhecido nacionalmente por sua capilaridade e pela capacidade de dialogar com diferentes públicos, de estudantes e empreendedores a famílias — e fortalece seu processo de interiorização, conectando o evento a novos territórios e audiências”, afirma Queiroz Filho, CEO da Ampla. 


O Rolê REC’n’Play em Caruaru tem o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco.


INSCRIÇÕES

Os interessados em viv…